14 dicas para aumentar seguidores e engajamento no seu perfil do Instagram

14 dicas para aumentar seguidores e engajamento no seu perfil do Instagram

1. Primeiramente, desligue o seu flash(!), principalmente quando for fazer fotos de comida. O flash força uma iluminação que não é natural e distorce algumas cores, eliminando também a riqueza dos detalhes. Limpe a lente da câmera e ache uma boa luz; a ideal é a luz natural, solar, lembre -se também de sempre colocar o objeto a ser fotografado, ou pessoa, a favor da luz, fazendo com que ela incida diretamente.

2. Pare de usar os filtros do Instagram! Se você quer impressionar os seus usuários com as suas fotos você precisa abrir mão dos filtros do Instagram. Aqui estão alguns apps que ajudam na edição de fotos e são ótimos substitutos.

O VSCOcam é um dos apps mais populares entre os apaixonados por fotos instantâneas, pois ele te dá diversas opções para melhorar as fotos que você fez com seu #smartphone para postar nas redes sociais. Além disso a sua câmera conta com inúmeros recursos facilitadores dos ajustes na hora da foto, como controle de ISO, de luminosidade, além de filtros incríveis! Vale até baixar agora mesmo.

O Snapseed é um editor de imagens quase que profissional só que no seu smartphone, possui uma infinidade de recursos, possibilitando produzir imagens originais ao invés de simplesmente escolher filtros pré-fabricados. Gratuito, leve, com instruções em português, sem necessidade de login e livre de anúncios, essas são algumas das vantagens desse ótimo aplicativo.

Para adicionar textos nas suas fotos existem dois apps bem interessantes, ambos pagos. O PICTION é bem simples e fácil de usar, e tem fontes ótimas! O PIC TAP GO serve tanto para adicionar texto, como molduras.

3. Crie uma identidade visual e uma voz. As suas fotos precisam ter a sua cara, para que qualquer pessoa que as vejas com frequência identifique, sem olhar mais nada além das fotos, que elas são sua. Depois disso, é importante desenvolver uma forma particular de passar informação e falar com os seus seguidores, um jeito que aproxime você deles, e que também haja identificação.

4. Tire vantagem da sua biografia. Sua bio é a primeira impressão que temos da sua conta, é um bom jeito das pessoas saberem um pouco mais sobre você, e sobre o que você coloca no Instagram. Você pode colocar uma breve descrição e seus contatos, assim como links de divulgação de sites, blogs ou qualquer outro material da internet que tenha um link direto. Lembre-se que o Instagram não permite links nas suas legendas, aqui é o espaço certo se você quiser divulgar e levar seu seguidor a acessá-lo.

5. Poste constantemente! Manter um padrão de fotos, criar uma identidade de fala com os seguidores e manter uma constância de postagens é meio caminho para uma conta de sucesso! Se você é instablogger ou administra uma conta de empresa lembre-se de humanizá-la, e com isso nós queremos dizer colocar pessoas e momentos verdadeiros. As pessoas que usam Instagram AMAM detalhes, intimidade; mais do que divulgar uma foto de uma campanha de jeans, por exemplo, as pessoas curtem muito mais um momento no camarim, ou vídeo com um pequeno gostinho do making off de como foi a sessão de fotos.

6. Seja generoso com os seus likes e comentários. Ter uma conta com engajamento requer dar engajamento para outras pessoas. Isso mesmo, quanto mais você curte e comenta as fotos de outras pessoas mais você fica bem visto no Instagram por elas, e mais você consegue likes e comentários de retribuição. É a famosa frase “uma mão lava a outra”, ou o que chamamos de Instakarma. Pra isso acontecer com naturalidade procure seguir perfis que você se identifique, que tragam inspiração e contem novidades. Reciprocidade é a engrenagem que faz tudo acontecer, porém, é preciso ter cuidado, o Instagram limita 400 ações por usuário, e depois disso, ele marca como spam. Portanto, é importante ter critérios para fazer as melhores escolhas, da melhor maneira possível.

7. Use as hashtags corretas e melhore o seu engajamento. Esse é um ponto importante, pois hashtags são uma ótima maneira de conectar usuários e comunidades mesmo que eles não te sigam, principalmente se você abriu a sua conta agora e não tem muitos seguidores. Usar as hashtags certas ajuda as pessoas interessadas no seu conteúdo a te acharem. Dica: Deixe a sua legenda limpa e adicione todas as suas hashtags em um comentário depois. E para saber quais as melhores hashtags para a sua conta pesquise contas famosas semelhantes e veja quais eles usam.

8. Interaja com as hashtags. Depois de identificar quais as melhores hashtags para a sua conta é hora de dar o próximo passo, interagir com elas. Observe o feed, curta e comente as melhores fotos que você achar, assim você segue a dica que já demos e cria um engajamento, e logo logo as pessoas também estarão curtindo e comentando as suas fotos. Mas é bom sempre lembrar que a qualidade do engajamento é importante, não adianta você ter 20mil seguidores e uma média de 100 likes, os seus seguidores precisam curtir e comentar as suas fotos, e pra essa prática se estabelecer, você que precisa criar o hábito.

9. Crie uma estratégia para seguir outras contas no Instagram. O interessante é visitar perfis que você admira e sempre curte e olhar os seguidores e quem as contas seguem, assim você pode encontrar outras contas interessantes. Para administrar os seus seguidores é indicado, uma vez na semana, olhar o CrowdFireApp.com e conferir as pessoas que você segue e não te seguem de volta. Assim, você pode dar à sua conta um perfil sério e com pessoas que realmente são interessadas no seu conteúdo. Não faça essa verificação mais de uma vez por semana, pois o Instagram pode te marcar como spam, por dar follow e unfollow constantemente.

10. Analise o tráfico do seu site ou blog que é direcionado pelo Instagram. Informação é poder! Lembre-se sempre de acompanhar de onde vêm os seus acessos, no caso do Instagram é recomendado usar o bit.ly, ao invés do Google Analytics. O bit.ly é um encurtador de link que dá todos os dados de tráfego de cada link separado, assim quando você colocar o endereço do seu site ou blog na descrição do Instagram, ele já fará a análise certinha.

11. Crie um bom relacionamento com as marcas que você adora. Marcas amam quando as pessoas fazem boas fotos com seus produtos, por isso, outra forma de conseguir mais engajamento é mencionar as marcas que você gosta e usa. Marque sempre o perfil na foto e na legenda, assim você ganha mais exposição e corre o risco de ganhar um repost e atrair mais seguidores. Lembre-se também de usar as hashtags oficiais das marcas, todas elas têm algumas.

12. Promova sorteios. Essa é mais uma forma de usar positivamente as marcas que você gosta para aumentar os seguidores e o engajamento no seu perfil. Você pode entrar em contato com a marca para que ela ceda produtos para você realizar um sorteio na sua conta, assim você ganha atenção dos seus seguidores que irão precisar seguir o seu perfil e da marca que você fez a parceria, e indicar amigos para também participar do sorteio. Ganha você, a marca que você está ajudando a divulgar e os seguidores.

13. Faça parceria com outros Instabloggers. Depois de você colocar em prática o dar e receber curtidas e comentários você vai ter criado uma rede de relacionamento que você pode, com certeza, tirar vantagem. O próximo passo que pode ser dado para alcançar novos seguidores é a postagem de conteúdo de outras contas no seu instagram, e em troca o outro usuário também posta uma foto sua, ambos indicando a conta um do outro para os seus seguidores conferirem o conteúdo e seguirem.

Dica Bônus! Use o Iconosquare para ter uma análise mais profunda do que os seus seguidores mais curtem, mais comentam, quais os seguidores mais interagem no seu perfil, e muito mais. Assim, você pode direcionar o conteúdo de acordo com o que mais chama atenção dos seus seguidores.

14. Conheça a Socio Tasking, é uma plataforma de prestação de serviços que organiza, distribui, facilita e alavanca a contratação de engajamento e divulgação em mídias sociais.

A SocioTasking permite você contratar ou oferecer serviços nas mídias sociais.

Assim como algumas plataformas famosas tais como UBER, FIVEER, AIRBNB e tantas

outras, que identificaram uma necessidade de mercado onde a solução estava nas mãos de pessoas comuns como nós; e juntaram os dois lados gerando soluções que mudaram o

mundo, a SocioTasking também percebeu uma necessidade dentro de um mercado

novo com a oferta de solução nas mãos de pessoas comuns.

Tudo que nós fizemos foi organizar a plataforma para colocar os dois lados juntos!

Quem precisa de seguidores, engajamento e divulgação com quem pode fazer isso nas redes

Quer aumentar seus seguidores (reais) na sua Rede Social rapidamente?

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Boa Sorte!

Marcio Bringhenti

Coach, Master Practitioners em Neurolinguística, Hipnotista e Hipnoterapeuta.

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